O que é Auriculoterapia

Pessoa recebendo a aplicação de auriculoterapia

A Auriculoterapia é uma técnica antiga que usa estímulos na orelha para tratar diversas condições de saúde. Neste texto contaremos os benefícios, como funciona, quem aplica, suas indicações e contraindicações. Se você busca uma nova técnica para usar no seu atendimento ou um método eficaz e não invasivo para melhorar a sua saúde e bem-estar, te daremos todas as respostas.

O que é Auriculoterapia?

A Auriculoterapia é uma forma de medicina tradicional originalmente chinesa que considera a orelha um microssistema que reflete todo o corpo. Ela também foi amplamente estudada e aprimorada na França pelo médico francês Paul Nogier, na década de 1950.

Ao estimular pontos específicos na orelha, conhecidos como pontos auriculares, é possível influenciar diferentes órgãos e sistemas do corpo. Esses pontos estão conectados aos meridianos de energia do corpo e quando estimulados promovem equilíbrio e cura.

Quais são os benefícios da Auriculoterapia?

A Auriculoterapia é usada para tratar várias condições de saúde física, mental e emocional, como:

  • Alívio da dor: Efetiva para dores crônicas e agudas.
  • Redução do estresse: Ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse.
  • Saúde geral: Melhora o bem-estar geral do corpo.
  • Tratamento de vícios: Apoia no controle de vícios como tabagismo e alcoolismo.
  • Controle de peso: Auxilia no emagrecimento e compulsão alimentar.
  • Melhoria do sono: Promove um sono mais tranquilo.
  • Equilíbrio emocional: Ajuda a estabilizar emoções.
  • Problemas Menstruais: Alivia sintomas da TPM e menopausa.
  • Problemas Digestivos: Ajuda em casos de indigestão e síndrome do intestino irritável.
  • Condições de Pele: Auxilia no tratamento de acne e eczema.

Como Funciona

A Auriculoterapia funciona estimulando pontos específicos na orelha. As técnicas incluem o uso de sementes de mostarda, agulhas de acupuntura, pressão manual, laser ou estímulos elétricos suaves.

O terapeuta avalia o paciente e identifica os pontos auriculares mais relevantes. O mais comum é o uso das sementes de mostarda pelo baixo custo, aplicação não invasiva e resultados satisfatórios.

A semente é fixada sobre o ponto ativo com o uso de esparadrapo ou micropore e a aplicação dura em média sete dias. Nesse período o paciente realiza estímulos com as mãos nesses pontos fazendo uma leve pressão.

Ao estimular esses pontos, a energia é equilibrada, os bloqueios são liberados e o corpo é estimulado a se curar naturalmente.

Relevância da Técnica

Hoje no Brasil a Auriculoterapia é amplamente difundida inclusive no SUS (Sistema Único de Saúde) fazendo parte das PICS (Práticas Integrativas e Complementares da Saúde).

Já está presente em diversas cidades e postos de atendimento figurando como uma das principais ferramentas das práticas integrativas no auxílio de tratamentos médicos e psicológicos com resultados expressivos.

Vale a pena aprender Auriculoterapia?

Com certeza sim, pois além de ser uma técnica de baixo custo tanto para aprender como em relação aos materiais utilizados ela pode ser aplicada de forma estratégica como um complemento ou prolongamento dos efeitos do tratamento da massoterapia por exemplo.

Quem pode aprender

Não existe pré requisito de formação, qualquer pessoa interessada pode buscar um curso livre e se especializar nessa técnica.

Atualmente ela não depende de outras profissões ou formações prévias, quem só trabalha com essa técnica é chamado de Auriculoterapeuta.

Mas é bastante comum encontrar no mercado profissionais de várias áreas que se beneficiam com o uso da técnica, como: massoterapeutas, fisioterapeutas, acupunturistas, psicólogos e inclusive médicos.

Autoaplicação de Auriculoterapia

É totalmente possível e viável, mas demanda formação prévia do mesmo jeito.

Esse tipo de técnica, pela facilidade de uso, muitas vezes é confundido com tratamentos caseiros. Mas não se engane, sem dominar a técnica, sem o uso de materiais adequados o efeito pode ser negativo, desastroso e doloroso, provocando inclusive inflamações locais.

Contraindicações

De modo geral a Auriculoterapia é segura, mas algumas condições exigem cautela. Elas incluem:

  • Feridas, infecções ou lesões na orelha;
  • Gravidez de risco, especialmente no primeiro trimestre;
  • Uso de marcapasso ou implantes eletrônicos;
  • Distúrbios de coagulação sanguínea;
  • Histórico de convulsões ou epilepsia;
  • Condições psiquiátricas graves.

Apesar de parecer algo relativamente simples, pela forma como vem sendo difundida, é uma área de estudo que demanda bom conhecimento e prática clínica. O uso inadequado da técnica pode causa desconforto, alergias, efeitos indesejados ou nenhum resultado.

Todas as maravilhas da Auriculoterapia são reveladas através das mãos de profissionais que estão há mais tempo no mercado. Existe aqui uma pontinha de sensibilidade avançada e a necessidade de estratégias de tratamento bem elaboradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *