Eu fiz essa pergunta a um profissional muito conceituado no Brasil que é o Sr. Toshiro Hishinuma. São 26 anos de profissão, ele é um dos poucos mestres nativos na massoterapia que eu conheço, ou seja, que é formado na área e vive somente disso.
Ao ser questionado sobre o que é massoterapia, ele disse que poderia me responder tecnicamente ou romantizar. Preferi a resposta técnica, ele sorriu e de forma simples e objetiva respondeu:
“Masso = massagem e Terapia = tratamento da saúde, ou seja, Massoterapia = tratamento da saúde através da massagem.”
Foi sem rodeios, sem floreios, apenas usando o nome para explicar, sem nenhuma tentativa velada de me provar algo na base da conversa. E também nem precisava e eu vou te explicar o porquê.
A massoterapia é uma prática terapêutica antiga que utiliza técnicas manuais para promover através de tratamentos a recuperação física, emocional e qualidade de vida de modo geral. E tem sido usada há milênios em diferentes culturas ao redor do mundo.
Origem da massoterapia
A massoterapia surgiu nos tempos remotos da humanidade, há mais de 2 mil anos, nas civilizações egípcia, chinesa, japonesa e indiana. Nesses países, a massoterapia é reconhecida como ciência da saúde, respeitada como formação e profissão que compõe a medicina tradicional.
Diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil, a massoterapia não se resume a relaxamento ou estética. Seu campo de estudo é muito mais amplo e complexo, sendo um campo cientifico e uma profissão de grande valor na área da saúde.
Como funciona?
A massoterapia opera com base em princípios fisiológicos, visando a restauração do equilíbrio físico e emocional por meio de técnicas manuais específicas. As técnicas são aplicadas com base no conhecimento anatômico e biomecânico para otimizar os resultados terapêuticos que atuam em tensões musculares, melhora da flexibilidade, inflamações e tratamentos de problemas crônicos e agudos de saúde como patologias, síndromes e disfunções.
Para quem é indicada?
É indicada para qualquer pessoa que tenha problemas de saúde de ordem músculo esquelética independentemente da idade. Assim como na medicina, na massoterapia existem técnicas e profissionais especializados em atendimentos para públicos bem específicos que vão desde recém-nascidos com a Shantala, onde os pais aprendem a técnica de massagem para aplicar nos filhos, até idosos com a Massagem Geriátrica, que tem uma dinâmica específica para esse público.
De modo geral, a massoterapia é para quem busca tratamentos de saúde, controle de doenças crônicas e autoimunes e, prevenção de disfunções ou complicações de ordem mecânica e até emocional.
Na Ásia, a consciência cultural em relação a massoterapia é tão evoluída que as pessoas previnem e, simplesmente, evitam doenças através dos benefícios das técnicas que são cientificamente comprovadas.
Para que serve?
A massoterapia pode ser utilizada em uma grande variedade de condições, como:
- Disfunções e tensões musculares;
- Disfunções e tensões miofasciais/ nódulos (pontos gatilho);
- Inflamações em fáscia (fascite), tendão (tendinite) e músculos (miosite);
- Lesões esportivas com finalidade de redução do quadro álgico (dor) e ganho no tempo de recuperação;
- Problemas de postura (onde há sobrecarga muscular);
- Estresse, ansiedade, insônia e até constipação intestinal.
Pode ser usada em tratamentos, como uma forma complementar ou parte integral de um plano de cuidados de saúde. A massoterapia também é considerada grande aliada quando utilizada em conjunto com outras especialidades.
Processo de Aplicação
Durante uma sessão de massoterapia, o massoterapeuta irá avaliar as necessidades específicas do paciente e escolher as técnicas mais adequadas para cada caso. A massagem pode ser aplicada em diferentes partes do corpo, como costas, pescoço, ombros, braços, pernas e pés, com foco em uma queixa principal do paciente elencada antes da sessão, visando a melhora integral ou gradual do problema.
Durante a sessão é utilizado óleo ou creme para facilitar os movimentos, além de ferramentas específicas que compõe a formação deste profissional. Em média, uma sessão dura entre 60 e 90 minutos e na maioria das técnicas o paciente nunca precisa se despir completamente. Em alguns casos, apenas a área do tratamento é acessada.
Estudos e Pesquisas sobre Massoterapia
A massoterapia é uma área em constante evolução, com pesquisas científicas que investigam os benefícios e a eficácia das diferentes técnicas de massagem. Estudos têm demonstrado os efeitos positivos da massoterapia que a cada dia recebe o seu devido reconhecimento na área da saúde e começa a figurar no Brasil como uma das profissões mais promissoras, principalmente nos últimos anos onde a relação corpo, saúde e mente tem ganhado mais importância.
Em resumo, a massoterapia é uma prática terapêutica ancestral que continua a desempenhar um papel importante na promoção da saúde. Com suas diversas técnicas e abordagens, ela oferece uma maneira natural, com poucas restrições, sem quase nenhum efeito colateral e muito eficaz nos tratamentos de saúde.
Por experiência própria e como paciente de massoterapia, hoje eu posso afirmar que se eu tivesse conhecido a massagem e a capacidade de tratamento e de cura das técnicas, talvez não tivesse passado mais de 25 anos da minha vida sofrendo de enxaqueca quase todos os dias.
O adendo que eu faço aqui é: só sabe o que é massoterapia quem sente o poder do toque, pois não há como descrever aquilo que não se vê, apenas se sente, não há como explicar a cura pois ela é exatamente como cada ser humano, única.